terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Star Wars - Os Últimos Jedi



ALERTA DE SPOILERS!

Ainda estou sobre o impacto do filme, Que filme!

Sério, o primeiro filme da nova trilogia, O Despertar da Força, já mexeu pra caramba comigo, mas este tornou-se de cara o meu filme favorito de toda a saga SW. Finalmente a saga amadureceu, junto com seu maior herói, Luke Skywalker que, por mais heroico e carismático que fosse, ainda soava muito pueril, sem força suficiente pra emparelhar com sua antítese, Darth Vader, que sempre foi a personagem mais querida e complexa da saga. Não minha gente, o que vemos em Os Últimos Jedi é um Luke muito mais complexo do que o pai Anakin/Vader: amargurado, profundo, trágico. Finalmente!


Todo o trabalho com as personagens me pareceu ganhar uma nova fagulha criativa, um novo fôlego pra cada um, como na cena épica de Leia gravitando de volta à nave, deixando claro a coisa de que a Força é pra todos (As crianças no final do filme!), coisa que esse novo Luke enfatiza nos maravilhosos diálogos com a Rey. Mas até o próprio Luke só termina de entender isso ao reencontrar Mestre Yoda fantasma, quando termina de matar o passado, representado por relíquias sem vida, papéis velhos. O próprio Kylo Ren (Ben Solo) sabe disso, que o passado deve morrer, só que na perspectiva dele, que é guiado pelo lado sombrio da força.

Aliás, Kylo Ren que já era um personagem fantástico, difícil de entender, de delimitar, está ainda mais conturbado e incrível. Tenho a teoria de que toda a implicância que uma parte dos fãs equivocados da saga (aliás, como SW tem fã equivocado) têm do Kylo/Ben é por conta de toda esta complexidade. Como uma pessoa limitada vai entender uma personagem profunda e complexa, todo trabalhado em paradoxos e antíteses? Não dá, né? 


No post que linkei acima, tem a teoria da época do episódio VII, que Kylo Ren estava fingindo pra destruir a Nova Ordem de dentro pra fora e tal. Bem, com o episódio VIII vimos que não, mas que sua "traição" tem meio que uma justificativa. Depois da revelação que ele fez a Rey durante as conexões, revelação que Luke confirma, dá pra entender como alguém com a índole rebelde, perturbada e confusa dum Anakin Skywalker, reagiria a "traição" de seu tio, a quem ele tanto confiava. Não tinha como, deu em toda a treta sinistra que o fez se virar contra os Jedi, em toda a explosão de raiva e ressentimento por conta do que ele acha que foi uma traição (e até foi mesmo) e ainda, influenciado por Snoke, que o fez confirmar a sensação de traição da família e da própria luz, como se essa representasse algo de que ele tem medo e quer fugir. 

Aliás, o Snoke, né? O cara que era o grande vilão da nova saga, e que se confirma todo poderoso, tanto que Kylo e Rey não dariam nem pro começo, morre daquele jeito. Se o fim dele foi aquele mesmo, é a única parte fraca do filme. Ou talvez não, né? Levando em conta que o grande vilão é mesmo o Kylo Ren, que não cansa de nos deixar confusos (salva a Rey, quer matar a Rey... quer matar a Leia, não quer matar a Leia).


Aí volto ao que tinha pensado no post de dois anos atrás, de que o grande mote da nova saga é o foco na busca do equilíbrio, o que pra mim só se confirmou, dito pelo próprio Luke no "treinamento" da Rey. Aliás, o Ren/Rey (Ou Ben/Rey) me parecem ainda mais dois lados de uma mesma moeda. A conexão, que sim, foi guiada pro Snoke, mas que continua, mesmo após sua morte. Tudo o que eles conversaram, a ligação, a cumplicidade (aquela cena em que os dois lutam lado a lado, já é a minha cena favorita). O fato dele nas sombras se sentir atraído pela luz (ela) e de Rey na luz sentir-se atraída pelas sombras (a ilha, o próprio Kylo Ren). Eu não sei como o J.J. Abrams vai encaixar tudo isso no enredo do episódio IX, próximo filme, que é o último desta nova saga. É muita coisa pra ser resolvida. E eu não vejo a hora. Até 2019.



Int.

3 comentários :

  1. Adorei as criticas do filme, obrigada por compartilhar. Adorei está história, por que além das cenas cheias de efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Eu gostei a participação de Justin Theroux, ele é um ator multifacetado e talentoso, seu trabalho de dublagem também é excelente, em Lego Ninjago foi ótimo. É um dos filmes mais divertidos que já vi, e um excelente filme infantil , gostei muito como se desenvolve a história, o roteiro é muito divertido para pequenos e grandes, em todo momento nos fazem rir. É um filme que sem importar o estado de animo em que você se encontre, irá lhe ajudar a relaxar um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Acho que aprodução teve um ótimo investimento! Gostei de ver a Justin Theroux no elenco do filme, este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias Lego Ninjago, um dos melhores filmes de ação é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. A chave do sucesso é o bem que esta contada a historia e a trilha sonora, enfim, um dos meus preferidos e algo muito diferente aos que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir
  3. Incrível! O ator Adam Driver se compromete muito com o personagem. O elenco deste filme é ótimo, eu amo tudo onde Adam Driver aparece, o ultimo que eu vi foi em um dos melhores filmes de drama para a familia chamado Lucky Logan Roubo em Família, adorei esse filme! De todos os filmes que estrearam, este foi o meu preferido, eu recomendo, é uma historia boa que nos mantêm presos no sofá. É espetacular. Pessoalmente eu acho que é um filme que nos prende, tenho certeza que vai gostar, é uma boa história. Definitivamente recomendado.

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...