segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Wannabe tijucana



Nos últimos dias, fui ao Festival Noia, o filme da minha filha estava lá concorrendo, e ganhou algumas coisas no juri popular (orgulho define), e na exibição dos curtas universitários, óbvio que tinha coisa da UFRJ, ou seja, do meu Ridijanêro. Um dos curtas era ambientado na Barra, bairro da Zona Oeste, que a gente chama de emergente: uns ricos ali, umas celebridades fuleiras acolá e a classe média ridícula batedora de panela por todos os lados. O tal curta usou duma fotografia leitosa, uma espécie de lente branca, pra passar a ideia de assepsia, social e étnica, própria da Zona Oeste metida a besta do Rio. Engraçado é que grande parte da Zona Oeste é preta, pobre e favelada, Cidade de Deus não me deixa mentir, fora os oriundos da Zona Norte e da Baixada, também pretas, pobres e faveladas. .

 Quando estava no Rio, cheguei a sonhar em morar na Barra da Tijuca, muito por conta dos shoppings (o próprio Barra, o Downtown). Apesar de pobre e socialista, eu adoro shopping centers. Quem gosta de miséria alheia é dono dos meios de produção, minha gente. Mas sabe, sempre me perguntava, quando passeava de carro saindo do Barra, passando pelo Recreio, onde que eu iria comprar pão, ou refri retornável meio dia pro almoço, que seria arroz feijão, bife e farofa. Acho que o povo da Barra nem come farofa, já que é um bairro lawcarb. Refri nem pensar. Daí hoje eu me pego rindo de mim mesma, que ideia idiota. A Barra (e similares vizinhos) é bairro de dondoca, de emergente iludido, de classe média que acha que é rico e de uns ricos do tipo jogador de futebol e toda a galera do mal que esse povo atrai. Não é pra mim, nunca serei desse time, e quero mais é que exploda. Mané lawcarb.

No Rio, sério mesmo, eu queria morar No Cosme Velho ou nas Laranjeiras, que sim, são bairros da Zona Sul, mas dum Rio mais elegante, antigo. Mentira, seria só pra dizer que moro nos bairros que Machado de Assis morou. Assim como o Leme, bairro da Clarice Lispector. Humaitá seria só porque é colado com a Mata Atlântica. O Jardim Botânico porque né, morar num dos bairros mais bonitos do mundo sempre agrega valor e de quebra, o Parque Lage. Santa Teresa, onde os pães na chapa são servidos com uma edição de Bauman do lado também é opção, fora o melhor acarajé fora da Bahia que 15 reais podem pagar. Mas sabe onde eu queria morar mesmo? Na Tijuca. Poha! As tretas no Guanabara e do Mundial da Tijuca, Maraca ali pertinho (detesto futebol, mas tá valendo), bairro excluído, nem a Zona Norte quer, tampouco a Zona Sul. Bando de besta, eu andaria pela Conde do Bonfim toda me achando, até a Saens Peña, óbvio, tomando cuidado pra não tomar um tiro e tal, já que é bem calminho, com o Borel e o Salgueiro logo ali. Brinks, o Rio todo tá na merda, todo mundo junto, vivendo o apocalipse iurdiano carioca. 

Mas meu coração está lá.

Inté. 

Imagem. Capela Mayrinc, na Floresta da Tijuca que além de linda, tem ordas de guaxinins, esquilos e cachorros que atacam o povo que faz trilha. Só no Rio, gente.

Um comentário :

  1. normal apenas hordas de guaxinins , esquilos ( nem sabia que tinha no brasil ) e cachorros tirando isso pode caminhar tranquilo ! bjs fofa

    ResponderExcluir

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...