sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Virtudes



Dia desses eu descobri que um número grande de adolescentes muito próximos a mim, não sabem o que a palavra virtude quer dizer, mesma que venha num contexto, e que tampouco se interessam em procurar algum significado, e daí não praticam as virtudes, nem em âmbito espiritual, tampouco em âmbito intelectual. Uma geração de não virtuosos.

O mais curioso disso tudo é que são quase todos participantes de comunidades cristãs, que supostamente fazem leitura bíblica, a bíblia que tanto fala em virtudes (exemplos que me ocorrem rapidamente: Coríntios 3:16, Atos 1:8). Como pode ser possível que essa palavra seja uma completa desconhecida de alguém que lê um texto que tanto fala de virtudes? O que me ocorre, como alguém das Letras, é que essas pessoas leem e não absorvem, fazem uma leitura mecânica, equivocada, ou fingem que leem, mas não leem. 

O que me fez pensar: será que está aí o problema dessas pessoas?  E se levarmos para a Filosofia, fica ainda pior, já que a virtude é um tema recorrente. Virtude é uma palavra que tem origem no latim virtus e significa força viril, do grego aretê do grego adaptação perfeita, excelência, virtude, ou seja, igado à noção de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina.  Hoje o significado de virtude está mais ligado ao de uma qualidade manifestada por um indivíduo, que tanto pode ser uma qualidade inata, como adquirida. E nesse sentido podemos distinguir as virtudes intelectuais e as virtudes morais, que citei. sendo as primeiras relacionadas à inteligência e as outras ligadas à ideia de fazer o bem.

 A capacidade de aprendizagem, a reflexão, a capacidade de raciocinar, a lógica, o pensamento abstrato, o diálogo, a busca pelo conhecimento, seriam virtudes intelectuais. Agir de acordo com as noções de bem, dentro da ética e com justiça, fugindo das tentações e buscando sempre a prudência e a temperança nas ações, são as virtudes morais. Assim, virtude no sentido moral seria a inclinação de uma pessoa em praticar o bem ou, em outras palavras, tudo o que encontramos na personalidade de um indivíduo que o leve a fazer boas ações.

 Dentro do cristianismo, encontramos ainda as virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais, que seriam aquelas virtudes que são um dom de Deus. São elas: fé, esperança e caridade; por outro lado temos as virtudes cardeais, que se adquirem pelo esforço e são de onde todas as outras virtudes se originam. São elas: prudência, coragem, temperança e justiça. Contudo, apesar de virtude tradicionalmente estar associada a moral, a questões intelectuais e teológicas, é comum usar-se a palavra virtude para se referir a qualquer qualidade apresentada por uma pessoa ou para designar alguma característica do caráter de alguém valorizado pela sociedade. E linguisticamente, virtude também pode ser usada como sinônimo de causa, motivo ou consequência. Como por exemplo, na frase: “Sócrates morreu em virtude de um veneno".

Então, é na etimologia de virtude (força criadora para os romanos, e excelência para os gregos) que se encontra o que é a virtude propriamente dita. Virtude é prática, é ação, e causa, seja ela moral ou intelectual. Mas confesso que através dos anos, observo as virtudes se fazerem presentes através da reflexão, do raciocínio, da lógica, da abstração, da busca pelo conhecimento e conseguente fuga da ignorância, e além, da capacidade de dialogar, tão em falta em épocas de proto-fascismo patente.

Inté.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...