domingo, 7 de agosto de 2016

Bizarrices da madrugada - A Pirâmide



Sempre gostei de assistir tv de madrugada. Primeiro porque fui uma criança/adolescente frustrada, que tinha toque de recolher, horário pra dormir e era proibida de assistir as coisas que queria, como filme de terror de noite (mas às vezes eu conseguia burlar o sistema carcerário maternal, e assistia coisas como o Exorcista, Amityville, Lobisomem americano em Londres, a Hora do espanto, fora os indispensáveis Jason, Freddy e Michael Myers). Segundo porque tenho insônia e uma das coisas mais legais a se fazer quando não se consegue dormir é assistir filmes avulsos de madrugada. E com o advento da NetFlix então, toda uma orda de filmes de terror b para serem explorados, fora os disponíveis no YouTube (são muitos), outros tantos para assistir online e os da tv por assinatura mesmo. E semana passada dei de cara com um novo (ao menos pra mim) e decidi fazer logo esse novo tipo de post: coisas bizarras que assisti na madrugada e o dessa vez é o mais recente, como já citei, A Pirâmide.

Como o nome indica, é um filme sobre lendas egípcias, só que nada tem a ver com A Maldição da Múmia e afins. Não, é uma espécie de found footage com câmera em terceira pessoa. A trama se passa no interior da tal pirâmide de três lados, recém-descoberta no Egito. A tal descoberta conduzirá uma equipe de pesquisadores e cinegrafistas ao local, durante um período conturbado no Cairo, entre 2012 e 2013, com inúmeros protestos do povo egípcio, no auge da Primavera Árabe. Temos Nora e seu pai Holden (nome duma banda francesa que eu amo) comandam a expedição ao interior da pirâmide, depois que um robozinho-câmera da NASA (por que eles têm um treco desses? emprestado?), é atacado e desaparece no local. Integram o grupo o documentarista Sunni e seu cameraman Fitzie, além do cara do robôzinho, Zahir. Forçados a abandonar o projeto, pela expressão do único soldado do local, Shadid, eles decidem entrar na pirâmide e óbvio que tudo desanda. Como se pode esperar em produções similares, eles irão encontrar restos do robô e não terão mais acesso à saída, tendo que buscar uma fuga alternativa pelo labirinto que é a pirâmide, cheia de armadilhas e de outras coisas. 



As outras coisas? Uma múmia? Não. Bandidos? Não. Basicamente, gatos esfinge do submundo egípcio, comedores de gente e, um deus egípcio, um dos mais assustadores de todos, Anúbis! Mas é claro que os efeitos especiais são ruinzinhos (já vi piores, na verdade), as atuações sofríveis, tem furo de roteiro, mas a premissa da história é bem interessante, justamente por conta do Anúbis, a coisa de pesar os corações para ver se a alma pode continuar para o além. O final não tem sentindo (alguém assiste e me explica), mas no final de tudo eu gostei e recomendo.

Boo.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...