segunda-feira, 3 de agosto de 2015

GoT - Holy crap on a cracker!


Aviso: spoilers dos livros, da série, do diabo a quatro.

Faz muito tempo que estou devendo uma postagem sobre as Crônicas de Gelo e Fogo. Muito tempo mesmo, acho que desde o Reverbera, meu outro blog.

Os livros

Como é de praxe, eu prefiro os livros. Comecei a ler em 2011, quando ganhei os cinco de presente de dia das mães. E levei uns três meses para ler os três primeiros. Como eu sofri e chorei com o A Tormenta das Espadas e o maldito Red Wedding e a Stone Heart e tudo o mais. Isso foi entre maio e julho de 2011. Entre novembro e dezembro do mesmo ano, li O Festim dos Corvos. E reli. E reli. É muita informação, mais do que o costume para a escrita do Martin. muitos pontos de vista além dos intitulados; quem lê os livros sabe que cada capítulo tem o enredo desenvolvido a partir da perspectiva de um dos personagens. E é muita coisa acontecendo, é muita intriga, são muitosmuitos muuuuuitos personagens. Vários personagens principais, bilhões de personagens secundários, eu não consigo guardar todas essas informações. Por sorte tenho uma enciclopédia ambulante para assuntos literários fantásticos, que atende pelo nome de Yan. Ele sabe de t.u.do. Não só de GoT, mas do Tolkien e a Terra Média, do Harry Potter. Eu falei t.u.d.o.? Pois é, t.u.d.o. Então, daí fui ler A Dança dos Dragões entre 2012 e 2013 e sim, eu demorei um ano para retornar à leitura de GoT, porque eu simplesmente precisava abandonar os Sete Reinos. Mas voltei e 2013 para mim ficou marcado pela: morte do Jon e minha separação. Quase morri, acho que mais pelo Jon, porque é o Jon, vulgo sabe-de-nada-inocente.

A série

Eu conheci GoT por conta da série. Na verdade, anos antes, dei de cara com uma pilha da Guerra dos Tronos, no seu lançamento, numa livraria do Conjunto Nacional, quando eu ainda morava em Brasília. Com Yan a tira colo - Yan que ainda não era uma enciclopédia - Guerra dos Tronos, que seria a melhor narrativa de inspiração medieval desde Tolkien. Mas o fato é que anos se passaram até eu assistir Game of Thrones na HBO e me viciar. Portanto, eu tenho todo um carinho pela série.

Como professora de Literatura, formada em Letras, eu aprendi que, ao transpassar uma linguagem para outra, que funciona como uma tradução, é precisa adaptar, porque nem tudo que funciona numa linguagem, funcionará em outra. No caso, a linguagem literária, para a linguagem televisiva. E televisão não é cinema, tampouco, Literatura. As coisas fluem de maneiras diferentes, por isso que  a gente se frustra um pouco, porque não tem aqueeela descrição, ou a personagem não fica exatamente fiel ao livro, como Stannis Baratheon, por exemplo. Adaptações, que  a gente nem sempre entende, quiçá aceita.

Mas eu aceitava todas as mudanças e adaptações e esculhambações que a série nos apresentava. Veja bem, aceitava. 

A quarta temporada sem Stone Heart já foi um abuso. Especialmente, pelo motivo que alegaram, de que a personagem não era importante para a trama. A gente sabe que a trama no caso é a conclusão de tudo. Mas e daí? Era como se na adaptação de LoR, não tivesse a Galadriel. Que importância tem Galadriel para a conclusão? Mas ela é inestimável para a história, porque ela é fantástica, ela acrescenta drama. Do mesmo jeito a Stone Heart. 

E a quinta temporada? O que dizer da quinta temporada? Porque a quarta eu consegui assistir toda, porque esperava muito a morte do Joffrey, e foi sensacional! Mas não tinha a Stone Heart, que na verdade "nasce" no livro três, que seria a terceira temporada. Mas a quinta temporada, foi uma violência. Foi o erro. Assisti cinco episódios e desisti. Sei o que aconteceu, porque acompanhei pela página da Série e outras páginas do Facebook, como o Patrulha da Noite e Jao das Nevis e porque a Vivi minha filha me contou. A Sansa, gente. O que esses roteiristas e diretores malucos estão fazendo com a Sansa? Como assim casada com o Ramsay? E o pior de tudo, acaba a porcaria da temporada, com a "morte" do Jon Snow, mas sem ele 'wargar', chamando o Ghost.

E o livro seis, Ventos do Inverno, não sai. Agora eu acredito que deva ser lançado concomitante com a sexta temporada. Não é, lindo? Not. O que a gente sabe é que a capa é o Berrante de Joramun, que segundo as lendas dos Sete Reinos, serviria para despertar os gigantes de pedra e, derrubar a Muralha (vixi). Tem aquela outra capa, com os últimos lobos Stark, entre eles, o Ghost (vixi²).


Bisous.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...