quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ah, as agruras de ser professor - aula de campo

A escola em que trabalhamos começou o período das aulas de campo, em que a gente sai do contexto da sala de aula e leva os alunos para aprender interagindo com os espaços históricos, geográficos e filosóficos da cidade. E Fortaleza tem muito a mostrar.

O percurso da nossa aula de campo começou no lindo e revigorado Passeio Público, depois o Museu da Indústria e por fim, a Ponte dos Ingleses. As crianças tomavam nota das informações que a gente transmitia e registravam tudo o que podiam (e o que não podiam) com celulares. Inclusive as danadas das selfies; Prof. Josué (Geografia) e eu nos perguntávamos quando que superaríamos essa "geração selfie" que, se me permitem, é um pouco vazia. Em frente a uma peça antiga e super interessante no Museu parecia que o mais importante era registrar a pessoinha ao lado - às vezes na frente - tirando toda a atenção da peça histórica em si. Fora os momentos meio constrangedores com turistas que prefiro deixar para lá. Frutos da tal "geração selfie".

No mais, a aula de campo foi instrutiva em vários aspectos. Ao menos para nós, professores. E foi divertidíssimo para as crianças. Pois é, é bom aprender brincando,

E seguem fotinhas. Nenhuma selfie, porque né.


Árvore Baobá que foi testemunha da história da cidade de Fortaleza e que também foi testemunha das traquinagens dos nossos aluninhos.



Professora Érica Severo (História) em sua aula da história de Fortaleza, contada no Passeio e na Santa Casa.



Professor Josué em sua aula de cultura cearense.


Uns anjos.


Professor Josué dando o exemplo e mostrando como apreciar uma exposição. 


Professora Karol de filosofia entre-portas. 


Desacansinho no -ar-condicionado no Museu da Indústria. 


O poço. Um cacimbão centenário de 15 metros de profundidade, que me rendeu alguns calafrios e sustos. Piada interna.


A ponte. E o cansaço. Aliás, a Ponte do Ingleses presenciou alguns dos momentos de maior aventura da nossa aula de campo.

Inté.

Elizaebete de Figueiredo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...