sábado, 27 de dezembro de 2014

Os melhores de 2014 segundo meus solilóquios


Eu nunca havia feito isso, então decidi fazer este ano. Quais foram as coisas mais legais que eu assisti em termos de filmes, séries, as músicas que ouvi e que me marcaram, os livros que li, a revista mais linda, o evento mais bacana que fui, etcetera coisa e tal.

Filmes 2014 (que estrearam de 2013-2014, mas que eu assisti em 2014)

Fui muito ao cinema este ano, teve muita coisa boa, mas estes foram os que mais me tocaram.

Clube de Compras Dallas - Sensacional, Jared e Mathew arrasaram, mereceram demais o Oscar, as críticas positivas, tudo.

Ninfomaníaca 2 - Gostei. Complementa o 1. Acho que o povo não entendeu. Ou não quis entender. Falei algo sobre bem aqui ó.

Her - Lindo, adorável, tocante. De doer o ♥.



Hobbit, The Battle of the Five Armies - Quase chorei, gente. Eu sou muito fã do Tolkien, do Jackson, que nos transporta para a Terra Média a cada filme, e mais um ciclo acabou. Fica um vazio quando acaba. Todo o meu amor pelo Hobbit.

Hotel Budapeste - Acabei de assistir, muito Wes Anderson. É um deslumbre. Um  passeio pelo cinema, sobre teoria das cores, presente em todo os trabalhos do Wes Anderson. Fora o humor refinado, a elegância dos enquadramentos. Lindo.

Maleficent - Amei a versão da história contada por Malévola, que eu amo, que sempre foi a minha personagem favorita da Disney. Escrevi aqui sobre.

X-Men, Days of future past - Gostei muito, especialmente a solução que deram para a antiga trilogia fiasco. E o Apocalipse do pós-créditos?

Planetas dos Macacos, o confronto - A trama é muuito boa e a sequência não desapontou.

Amantes Eternos - Tom Hiddleston e Tilda Swinton apenas. É uma história de vampiros completamente diferente dos vampiros fadinhas de Crepúsculo. É tipo um conto de fadas sombrio. E é bonito, a trilha é incrível, Tem o Tom Hiddleston rs.

Afflicted (em português Infectado) - E por falar em vampiros, Afflicted foi um dos melhores filmes de vampiro que assisti nos últimos tempos, especialmente em contraste com a leva de porcaria lançada na última década, que vai de Anjos da noite, chegando até a refilmagem hor-rí-vel de A Hora do Espanto. Crepúsculo já citei e todos sabem do minha aversão.

A Girl Walks Home Alone at Night - Acabei de assistir super na clandestinidade e amei. A.M.E.I.. Havia lido algo sobre, mas tinha me reservado. Ficar quietinha às vezes é bom. Na verdade, na maioria das vezes é salutar. E nesse caso então... minha experiência com filmes iranianos não é boa. Mas foi excepcional! Sem dúvida, o melhor filme de vampiros, desde o Deixe ela entrar.





Séries 2014 (que estreiaram de 2013-2014, mas que eu assisti em 2014)

Amo séries, acompanho muitas, mesmo quando estão sem graça, tipo Big Ban Theory, New Girl. Mesmo quando a série só tem um personagem legal, tipo Gotham e seu Penguin impecável. Mesmo quando não sei ao certo se gosto ou se me dá preguiça, tipo Girls.

True Detective - Impressionante, arrebatadora. Mais ou menos uma resenha aqui.

Hannibal - Descobri este ano, assisti tudo num impulso de dois dias intensos. Incrível.

Game of Thrones 4ª temporda - Intensa, cada temporada melhora, apesar de adaptaram muito e frustrarem a gente (Stoneheart), mas a série continua incrível.

Penny Dreadful - Foi surpreendente. Aqui minha primeiríssima impressão.

AHS, Freakshow - Não estreiou no Brasil, mas estou acompanhando online e estou amando.




Dupla Identidade - Grata surpresa.

Constantine - Brilhante, parece que o ator nasceu pra fazer Constantine.

The Orange is the new black - Acompanho online e foi a coisa "leve" que assisti este ano, em termos de série. Ri muito, gente.

Música

Este ano descobri Chrvches e amei. E este ano eu parei pra ouvir bem direitinho Lana Del Rey, Birdy e St. Vincent e gostei bastante. Fiquei viciadinha. Inclusive a capa do álbum da St. Vincent (St. Vincent) foi escolhido pelo Miojo Indie como das mais lindas e o álbum um dos melhores. Tipo bicha poderosa.

Aliás, aproveitando as capas de álbuns mais bonitas do ano, os mais lindos na minha opinião foram estes.


Artista: J Mascis Disco: Tied to a Star (2014, Sub Pop)



Artista: Karen O Disco: Crush Songs (2014, Cult)



Artista: Swans Disco: To Be Kind (2014, Mute)


Artista: The Pains Of Being Pure At Heart Disco: Days of Abandon (2014, Yebo)

Os livros que li este ano. Sem contar os que reli:

The Melancholy Death of Oyster Boy, Tim Burton; 
Autobiografia do Stephen King On Writing; 
Autobiografia do Morrissey; 
Battle Royale (que inspirou Jogos Vorazes); 
As vantagens se ser invisível; 
Clarice Lispector Pinturas (que comprei na Bienal do Rio 2013); 
A Festa de Delirium.
O Pianista, Wladislaw Szpilmn;

Os livros que reli:

Seção Stephen King:
Carrie, A estranha;
O Iluminado;
Christine, o carro assassino;
A espera de um milagre;
It;
Seção Clarice Lispector:
Água viva (reli várias vezes este ano);
A Hora da Estrela;
Sopro de vida;

Iracema, José de Alencar;
Dom Casmurro, Machado (eu releio todo ano);
O Silêncio dos Inocentes, Thomas Harris;
Orgulho e Preconceito, Jane Austen (outro que releio todo ano);
Jane Eyre, Charlotte Brontë;
Drácula, Bram Stoker;
Alice in wonderland, Lewis Carrol
Laranja Mecânica, Burgess;
The Bell Jar, Sylvia Plath (releio todo ano também);
Miss Dalloway, Virginia Woolf (sempre releio);
1984, Orwell.

Fora os livrinhos adaptados para as aulas de paradidático da escola.

A capa de revista preferida, mais bonita:


Frankie Issue 55


Evento mais legal do ano, pra mim, foram as exibições de filmes na Villa das Artes. Especialmente Studio Ghibli



Então, apesar de que 2014 foi um ano de duras cargas emocionais, mimimi, por um lado foi um ano que, culturalmente, aproveitei bastante.

Bisous.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...