terça-feira, 14 de outubro de 2014

O Mês do Terror - Alien- O Oitavo Passageiro



"In space no one can hear you scream"

 Para começar eu quero dizer que tenho muito, muito medo desse filme. Eu tenho pavor, gente!

Filme de 1979 de Ridley Scott, responsável por fazer algumas muitas pessoas não conseguirem dormir à noite, aterrorizadas por aquele alienígena sem nome, apenas Alien, que mal aparece durante o filme,  mas que cria tamanha tensão que deixaria o ar denso ao ponto de paralisar os pulmões.

Uma das coisas que mais impressiona em Alien, o filme é magnífico em termos plásticos e sem utilizar computação gráfica que, nem existia à época. O filme está preocupado com o que não se mostra, completamente diferente dos filmes do gênero. Em cortes sucessivos com câmera em meia altura, o ambiente é envelhecido e nos dá a exata sensação de que estamos diante de uma nave antiga, há muito utilizada. E mal se vê gente enquanto a nave é o personagem, enquanto todos hibernam. A decadência do ambiente e o uso parcimonioso da trilha sonora ajuda a criar aquela inquietação de que algo vai acontecer e a natureza desse algo, ninguém sabe. Até o cérebro da nave, Mother, receber uma mensagem alienígena, vinda de asteróide que deve ser investigado e daí, todos sabemos o que acontece: um dos tripulantes é infectado, vira hospedeiro do monstrinho que vira um monstrão furtivo que, um a um, pega todos os tripulantes, com exceção de nossa valente Ripley.

O roteiro é simples, mas a maneira como ele é executado é impressionantemente genial. Destaque mais do que especial ao criador do mundo alternativo de Alien, o artista H.G. Ginger, inspirado no seu Necromom IV. Tudo meio orgânico, meio tecnológico, duma sensualidade doentia em suas formas com alusões sexuais, inclusive nos orifícios e falos, um sadomosoquismo nas entrelinhas. Se avaliarmos que a vítima sofre uma espécie de estupro alienígena e, independente do sexo, homem ou mulher, ao final, irá gerar e parir uma criatura parasita cujo sangue é ácido, Alien sai do campo da ficção-cientifica e escancara as entranhas do que é horror de verdade.

Boo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...