terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dia do Saci



 Li Reinações de Narizinho, assisti o Sítio do Pica-Pau Amarelo aquela versão antiga, tive uma boneca Emília e fingia que ela falava comigo e imaginava Sacis nos redemoinhos das tardes de setembro, coisas comuns à geração educada por Monteiro Lobato e Maurício de Souza. Daí cresci e descobri que Monteiro Lobato não era uma pessoa tão legal assim. Mesmo assim, permiti que meus filhos também crescessem comendo jabuticaba no pé no Sítio da Dona Benta e sinto um carinho enorme por tudo isso.

Mas né, acho que instituir o dia 31 de outubro como dia do Saci, como forma de "proteger" a cultura brasileira contra o Halloween duma besteira pueril. As nossas criaturas fantásticas e folclóricas não estão ameaçadas por cestinhas de plástico em formato de abóbora que as lojas vendem nessa época do ano, quase como uma espécie de resistência, mais ou menos como houve por aqui, à época em que se pregava que o rock  não era música pra brasileiro. Sabe aquela expressão faca de dois gumes? Pois é, gente. 

 O Saci é nosso e sempre será. Para cada risinho de bebê que faz nascer uma fada, a primeira traquinagem de um erê brasileiro forma um redomoinho de areia, que nasci um Saci. Deixem o dia 22 de agosto em paz, gente chata. 

Boo.

Image : Baby Jane.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sejam educados, seus lindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...